sexta-feira, 24 de julho de 2015

Você se acha bonzinho?

"Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão de vosso Pai celeste". Mateus 6:1

        O quanto nós como seres humanos somos tentados a mostrar nossa glória, mostrar que fazemos coisas por conta própria. Quantas vezes não nos pegamos após fazer uma boa ação, nos gloriando para alguém sobre o que fizemos. Mas devemos nos ater as palavras de Jesus, onde deixa bem claro, que o que formos fazer que seja para glória de Deus e não a nossa, que façamos não com o objetivo de mostrar o quanto somos "bonzinhos", mas que reconheçamos que toda boa obra foi Deus quem nos capacitou e determinou desde a eternidade para que à façamos. Então fica claro, não adianta nós nos gloriamos nas boas ações que fazemos, porque não é mérito algum nosso, mas apenas do PAI.
        Mateus 23:28 fica claro o que somos quando tentamos exteriorizar aquilo que fazemos como boas ações. Porque quando fazemos isso, estamos tentando mostrar o quanto somos justos, mas esquecemos de analisar nosso interior, o quanto estamos sendo hipócritas e o quanto somos incapazes de fazer algo de bom por nós mesmos. O que seria de nós sem a graça de nosso Deus Pai sobre nossas vidas?

LEIA: Mt 6:5; Mt 6:16; Mt 5:16; Mt 23:5; Mt 23:14; Mt 23:28-30; 2Rs 10:16; 2Rs 10:31; Ez 33:31; Zc 7:5; Zc 13:4

quinta-feira, 23 de julho de 2015

VENCENDO OS DESEJOS DO VELHO HOMEM

“Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo.” 
1 Coríntios 15.57

  “O que devo fazer para ter vitória constante sobre a minha velha natureza?”, perguntam muitos. Pois na prática diária muitas vezes se nota tão pouco dessa vida vitoriosa. Mas aqui é válida a pergunta:
Você crê que Jesus Cristo de fato morreu na cruz?
Em caso afirmativo, vale Romanos 6.6: “…sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos.”
No momento em que o inimigo procura nos provocar por meio de pessoas que ofendem, caluniam ou cometem outras injustiças, temos a oportunidade de provar que cremos no poder da morte de Jesus. Justamente numa ocasião assim é que o “estar crucificado com Cristo” se mostra como o segredo da vitória sobre tudo o que é negativo.
Deus providencia para que no dia-a-dia sejamos constantemente confrontados com o Crucificado. Por toda parte nos deparamos com a cruz. Se não tivéssemos provações, não haveria oportunidade de praticar a vitória de Jesus Cristo conquistada na cruz. Por esse motivo, deveríamos amar aqueles que nos machucam em nossos pontos mais sensíveis, pois em cada tentação temos a possibilidade de exclamar o que está escrito em 2 Coríntios 2.14:
“Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo.”

Texto de Universidade da Bíblia 
(Pérolas Diárias)

quarta-feira, 22 de julho de 2015

COMO TEM LIDADO COM TEUS DESAFETOS?

"Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai aos vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que  vos caluniam". 
Lucas 6.27:28


        Como você têm tratado seus desafetos? Esta é uma pergunta fácil de responder e difícil de praticar. Mas a palavra de Deus é clara quando se refere aos nossos inimigos. Nós não devemos proferir contra eles palavras agressivas, atos de vingança, porque a palavra de Deus diz que a vingança cabe ao Senhor e que não convém que da mesma boca que sai benção saia também maldição.
       Nós temos um dos maiores exemplos na Palavra de Deus, de como lidar com os nossos desafetos. Onde, Deus através de seu enorme amor, sacrificou seu próprio Filho, humilhando-o pela morte, morte de cruz, para nós reconciliar com Ele, sendo nós antes inimigos de Dele. Exemplo de Jesus na cruz, pedindo ao Pai para perdoar aqueles que o crucificava, dizendo não saber eles o que faziam. Poderíamos ainda citar vários outros exemplos dentro da palavra, mas o que nos arremete aqui neste momento é o seguinte; temos orado por aqueles que nos tem feito mal, assim como Jesus fez? Temos procurado nos reconciliar com nossos desafetos, assim como Deus nos reconciliou com Ele mesmo dando seu próprio Filho a favor desta reconciliação?
Pense bem!
LEIA: Lc 23:34; At 7:60; Rm 12:14; 1Co 4:12; Tg 3:10; 1Pe 3:9

terça-feira, 21 de julho de 2015

OS ATRIBUTOS DE UM AMIGO VERDADEIRO

 
       
O Dr. John Mackay, presidente do Seminário de Princeton, em seu livro “O sentido da vida”, disse que não há relação mais espiritual e sublime que a amizade. A relação de amigos é mais elevada que a de irmãos, noivos ou esposos, pois há muitos irmãos, noivos e esposos que não são amigos. Vamos analisar três aspectos acerca do grande valor da amizade. Como podemos conhecer um amigo verdadeiro?
1. Um amigo é alguém que está do nosso lado ainda quando todos nos abandonam – A Bíblia diz: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Pv 17.17). Um amigo é o primeiro a entrar, depois de todos terem abandonado a casa. Ele se aproxima não para tirar-lhe algo, mas para oferecer-lhe tudo, sua amizade. Há duas caricaturas de amizade, que não passam de uma falsa amizade. A primeira é a amizade tabernária. Nenhum liame existe entre os amigos “tabernários” além do desejo comum de matar o tempo, de tomar uns copos, de contar pilhérias um tanto escabrosas, de maldizer o próximo e fazer farra. Esses amigos dispersam-se na hora da angústia, como os amigos do Filho Pródigo fugiram, deixando-o faminto e necessitado. A segunda amizade falsa é a amizade utilitária. É a daqueles para quem todo “amigo” é uma conveniência, um meio atual ou potencial de facilitar-lhes os interesses. Essa amizade é uma espécie de pesca de favores, honras, posições e lucros. Essa espécie de amizade constitui-se numa ameaça para a moralidade pública. Distribuem-se os cargos não pelos méritos pessoais dos candidatos, mas pelo número de “amigos” que possuem. Mas, se há “amizade” falsa, existe também a amizade verdadeira. O amigo verdadeiro ama em todo tempo. O vendaval só conseguirá que os verdadeiros amigos deitem raízes mais profundas, entrelançando-se-lhes as radículas no solo do amor eterno.
2. Um amigo é alguém que não precisa usar máscaras para desfrutar de intimidade – A Bíblia diz: “… há amigo mais chegado do que um irmão” (Pv 18.24). Um amigo verdadeiro não precisa de formalidades e convencionalidades para se aproximar de nós. Ele nos conhece e nos ama não apenas por causa das nossas virtudes, mas também apesar dos nossos defeitos. O verdadeiro amigo é aquele que está perto nas horas de celebração e também nos tempos de choro. Ele é capaz de chorar conosco na dor e cantar conosco nos dias de festa. A verdadeira amizade derruba paredes e constrói corredores; nivela os vales e constrói pontes. A Bíblia destaca a amizade de Davi e Jônatas. Essa amizade foi santa, íntegra e fiel. Esses dois jovens buscavam o bem um do outro. Eles protegiam um ao outro. Um amigo verdadeiro não se nutre de suspeitas nem dá ouvidos à intriga. Não há amizade sem lealdade. A intriga é o verdugo da amizade. A amizade é edificada sobre o fundamento da verdade e cresce com o cultivo da intimidade.
3. Um amigo é alguém que prefere o desconforto do confronto à comodidade da omissão –A Bíblia diz: “Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu amigo” (Pv 27.17). Uma amizade verdadeira não é construída sobre a cumplicidade no erro, mas sobre o confronto da verdade. As feridas feitas pelo amigo são melhores do que as lisonjas do bajulador. Uma amizade leal não se acovarda na hora do confronto. Há circunstâncias em que a maior prova de amizade está em aceitar o risco de perdê-la, em nome da própria amizade. A Bíblia nos ensina a falar a verdade em amor. A Bíblia nos orienta a servir de suporte uns para os outros. A Bíblia nos manda corrigir aos que são surpreendidos na prática de alguma falta, e isso, com espírito de brandura. Não existe amizade indolor. Não existe amizade omissa. Um amigo é alguém que tem liberdade, direito e responsabilidade de exortar, corrigir e orientar seu confrade quando vislumbra a chegada de um perigo ameaçador. Nesse mundo timbrado pela solidão e pelo isolamento, onde florescem as “amizades virtuais”, precisamos cultivar amizades verdadeiras, amizades que glorificam a Deus, edificam a igreja e abençoam a família!
Por: Rev. Hernandes Dias Lopes

segunda-feira, 20 de julho de 2015

EM QUE VOCÊ TEM USADO SEU BOM ÂNIMO?

" Não to mandei Eu? Esforça-te e tem bom ânimo, não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares". Josué 1:9

      Ter bom ânimo! Quantos de nós temos bom ânimo, não é mesmo? Temos ânimo, para tirar férias, para fazer um curso e obter um cargo com salário melhor, ânimo para comprar um carro novo em dezenas de prestações, ânimo para levantar peso em uma academia por horas, nem sempre pela saúde, mas quase sempre pelo culto ao corpo.
         Entrando neste nosso mundo tão complicado que é nosso ânimo sobre aquilo que desejamos, ai é que vemos o quanto temos falhado com Deus. Muitas das vezes, não temos aquele ânimo para ir a igreja durante a semana, nem na escola dominical de manhã; pensamos,"há o domingo a noite esta bom". Pois bem, o SENHOR além de mostrar a Josué que era para ele ter bom ânimo naquele trabalho, que agora passava a ser de responsabilidade dele, Ele também o encoraja, mostrando-o que ele não vai estar sozinho na jornada, que onde quer que ele for o Senhor Deus todo Poderoso estará ao lado dele.
       Olha irmãos, esta passagem nos mostra o quanto Deus quer que tenhamos bom ânimo para fazer a boa obra Dele através da ação do Espírito Santo na nossa vida, nos mostra que não precisamos ter medo das lutas que virão, porque o nosso Deus Soberano estará sempre conosco. O que precisamos é fazer uma auto-avaliação da nossa vida espiritual; olharmos onde temos empregado o nosso bom ânimo, onde temos investido o nosso tempo, se é na obra do nosso Deus, ou se é simplesmente para saciação do nosso desejo próprio, ou até mesmo se perguntar, porque o Espírito Santo não esta me incomodando para boa obra, será então que Ele habita em mim? Porque todo aquele que estando enxertado em Jesus Cristo, a videira verdadeira, produzira bons frutos. Fica ai a questão.

Leia: Gn 28:15; Dt 20:1; Sl 27:1; Sl 27:2; Jr 1:7; Jr 1:8

sexta-feira, 17 de julho de 2015

VOCÊ É APENAS INTELIGENTE? OU É SÁBIO TAMBÉM?

"É o Senhor quem dá sabedoria; sabedoria e o entendimento vêm Dele". Provérbios 2:6

O que é ser uma pessoa sábia perante os olhos de Deus? Já parou para pensar nesta questão? Pois então, dando uma breve olhada nos significados de sabedoria, podemos verificar que não é o mesmo que ser inteligente ou ser esperto. E, quando nos questionamos sobre ser sábios segundo aquilo que Deus quer, ai é que vemos o real significado do que é ser sábio.
A sabedoria é tão distinta da inteligência e esperteza humana, que Deus à dá também aos símplices. Com isso, ser sábio é saber discernir o que lhe convém de acordo com lei de Deus, ser sábio é saber o que Jesus faria se estivesse em tal situação e, muitas vezes ser sábio é sofrer chacota, ser chamado de bobo, antiquado por estar contra a opinião da maioria. Diante disso, pare um pouco e reflita; você tem sido sábio segundo aquilo que Deus quer de nós? Tem sido sábio dentro do seu lar, no relacionamento com sua esposa, com seus filhos? Tem sido sábio no seu trabalho, testemunhando o quanto você é intimo de Deus, refletindo a Luz que habita seu ser? Irmãos, estas são algumas das questões as quais nossa sabedoria é coloca em chek todos os dias. E nós, temos pedido que Deus nos dê esta sabedoria todos os dias ou simplesmente confiamos na nossa própria inteligência e conhecimento? 

Então caros irmãos, que sejamos sábios segundo a sabedoria que vêm de Deus á qual Ele nos conferi gratuitamente, que possamos externar esta sabedoria em todas as atitudes do nosso dia-a-dia. E, que jamais esqueçamos, que de nós mesmos nada de bom pode sair, se não aquilo que Deus nos dá.

Leia: Ex 31:3; 1Rs 3:9; 1Rs 3:12; 1Rs 4:29; 1Cr 22:12; Jó 32:8; Is 54:13; Dn 1:17 Pv 6:23; Pv 8:5-9; Sl 19:7; Sl 119:98; Sl 119:104; Is 8:20

quinta-feira, 16 de julho de 2015

O DEUS SOBERANO E INSONDÁVEL

Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos?
Romanos 11:33
      As vezes nós nos esquecemos a superioridade de Deus, esquecemos o seus atributos, que só Ele em sua majestade e glória pode os possuir. Pensamos muitas das vezes em Deus sempre na visão humana das coisas, mas não pelos olhos do Espírito, porque se assim fosse, veríamos o quão insondável e maravilhoso é o nosso Deus.
     João no seu evangelho, relata que Jesus disse que a vida eterna nos servirá não apenas para contemplar á Deus, mas também para nós o conhece-Lo melhor. E dentro disso, desta ótica de conhecer a Deus, nós como servos Dele, temos buscado conhece-Lo melhor? Buscado servir-Lo melhor? Porque podemos nós, não entendermos seus planos, ou não conseguirmos explicar suas decisões soberanas, mas sabemos que Ele nós escolheu para proclamar sua palavra e mostrar ao mundo que Ele é Deus e não há outro sequer semelhante a Ele.
     Hoje nos preocupamos com tantas coisas, tantos afazeres, tanto empenho em ter uma vida financeira melhor, que estamos deixando de lado, a busca por Deus, estamos deixando de usufruir de sua riqueza partilhada conosco, a tua graça. E quando nos empenhados na busca por Deus, parece que estamos sempre na busca de confirmar se Ele e mesmo Soberano, se  Ele é mesmo Infinito, parece que estamos sempre tentando desmenti-Lo, a prova disso é que nós discutimos mais sobre questões que definem à Deus, do que falamos às outras pessoas de quem é Deus, do que é fez por nós. Muitas das vezes não contatemos com aquilo que nós foi revelado, e queremos sondar o coração de Deus, queremos conhecer seus caminhos e intervir neles, penso que queremos este conhecimento para moldar um Deus a nosso jeito, como muitas pessoas já o faz.
     Então que nós possamos ser servos conhecedores daquilo que Deus fez, daquilo que Ele nos revelou, para que possamos falar aos outros sobre Ele, sobre sua Glória e Soberania. Que não fiquemos empenhados em decifrar suas decisões, a sua tamanha sabedoria, que fiquemos empenhados sim, mas em desfrutar da riqueza da sua graça sobre nossas vidas.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Pode o homem "se SALVAR"?

    Um dos temas mais debatidos no meio teológico com certeza é o Arminianismo X Calvinismo. Logo abaixo esta inserido um pequeno  vídeo sobre uma ótica calvinista, e que também é um ponto o qual eu defendo.
    Dentre vários fatores,  o mais complicado que vejo dentro do arminianismo é a centralidade de tudo, que é sempre direcionada ao homem, e não a DEUS. Onde, Deus é quem fica refém das escolhas do homem, colocando o homem dentro da capacidade de se salvar.

Vídeo extraído do YouTube

VOCÊ TÊM INTIMIDADE COM DEUS?

Ó Senhor, meu Deus, com o teu grande poder e tua força, fizeste o céu e a terra. Nada é impossível para Ti.
Jeremias 32:17

       Quantas vezes nós não nos pegamos pensando como resolveremos tal problema de nossa vida. Quando estamos com uma doença grave, quando somos pego de surpresa pela morte de um familiar que amamos. Podemos até questionar, porque comigo Senhor. Mas nós, somos muitas das vezes cegados por coisas as quais deveríamos usar para nos achegar ainda mais perto de Deus.
         Temos hoje um grande conhecimento teológico sobre Deus, mas temos pouca convivência com a pessoa de Deus. Mas sabem o por quê? Porque apesar de sabermos que Ele é soberano, fez os céus e a terra, governa nossa vida e tudo que no mundo há; nem sempre isto está convicto no coração das pessoas. Por isso que uma vez ou outra, somos pegos por pessoas questionando a soberania de Deus, sua capacidade de transformar aquilo que aos nossos olhos é impossível em realidade. Pois, na verdade sofremos hoje de uma crise de conivência com o nosso Criador, uma falta total de intimidade com Ele. É só olharmos nossas reuniões de oração nas igrejas, quantas famílias que trocaram o culto familiar por um programa de TV. Ou seja, não estamos sabendo mais daquele o qual mais nos amou, para que nós ainda mortos, fossemos vivificados através do Cordeiro perfeito, seu Filho Jesus, nosso Redentor.
        Que nós possamos refletir, porque o ser que definimos como nosso Criador, nosso Sustentador e Soberano em nossas vidas, nós não estamos demonstrando ser íntimos Dele, não estamos demonstrando que confiamos totalmente Nele e, principalmente porque não estamos reconhecendo mais a infinitude do Seu poder?
 Leia: Jr 32:27; Gn 18:14; Jó 42:2; Lc 1:37; Lc 18:27  Cl 1:15; Cl 1:16; Hb 1:2; Hb 1:3; Hb 1:10-12; Ap 4:11

terça-feira, 14 de julho de 2015

A deformidade do evangelho causada pelo pragmátismo

Não seja pragmático. Pense como Cristão, não pense que, quem faz a obra é você, mas sim a total ação do Espírito Santo em você. 



NÃO SE ENVERGONHE DO EVANGELHO

Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos.NLTH
ROMANOS 10:9-10
Não adianta pois ser um agente secreto de Cristo aqui nesta terra, viver sem que os outros ouçam dos teus lábios que você crê que Jesus aqui veio, morreu por nós e ressuscitou para que fossemos salvos. Mas, dantes precisa que você demonstre com palavras, com atitudes de servo de Deus, que você não somente crê com o coração, mas também não se envergonha do seu evangelho. Pois todo aquele que confessar à Ele perante os homens, Ele também o confessará perante o Pai, mas se O negarem perante os homens, o mesmo fará perante o Pai.
Leia:Rm 14:11; Mt 10:32; Mt 10:33; Lc 12:8; Jo 9:22; Jo 12:42; Jo 12:43; Fp 2:11; 1Jo 4:2;



Bíblia em um ano - 17.02.2022